domingo, 13 de dezembro de 2015

O que um criminoso procura?



Como um animal selvagem, o predador humano basicamente quer uma conquista fácil. Ele não quer que seu trabalho seja mais difícil, demorado, arriscado ou perigoso do que já é. Ele procura aqueles que parecem derrotados, desatentos, submissos e que provavelmente não reagirão.  Ele não quer resistência e certamente não quer se ferir ou morrer. Assim, um sinal de força, atenção ou desafio, se patente ou implícito, é frequentemente suficiente para que o criminoso abandone o processo predatório e procure por uma vítima mais cooperativa.

Se isso pode ajudar, agressores não brigam com pessoas que possam espanca-los. Eles não selecionam quem os desafia e confronta com seus comportamentos antissociais. Estupradores, sequestradores, assaltantes, e agressores procuram por pessoas que podem ser surpreendidas, dominadas e controladas.

Por outro lado, aquilo que pode dissuadir um criminoso, pode enfurecer outro. Infelizmente uma conduta desafiante também pode criar uma situação onde o assaltante se sinta obrigado a cumprir sua ameaça para não perder a moral e o controle. Caso alguém ostente riqueza, talvez o benefício de ganhar muito num único ataque valha o risco de escolher alguém atento e mais forte. E, pode ocorrer que ele cumpra uma ameaça para mostrar que tem “reputação” e controle, mesmo que você não tenha feito nada. Por este motivo, não se pode considerar a segurança pessoal sob um único aspecto. Por exemplo, policiais costumam dizer que nunca se deve reagir, mas a verdade é que a submissão nem sempre pode ser suficiente para garantir sua vida.

Portanto, é preciso desenvolver uma gama de habilidades e aplicar aquela mais apropriada para a circunstância encontrada. Então, de modo geral, você precisa estar atento e evitar ostentação desnecessária diariamente.

*Texto extraído do livro AUTODEFESA CONTRA O CRIME E A VIOLÊNCIA – Um Guia para Policiais e Civis – Humberto Wendling Simões de Oliveira – Paginas 29 e 30 – Editora Baraúna – 1ª Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os postou e não refletem necessariamente a opinião do Rio Grande Alerta.

O administrador do Blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que nada tenha a ver com a postagem, que seja ofensivo ou que não reflita a verdade sobre o fato postado.